O ensino da anatomia através
das artes cênicas
Fernanda de Oliveira Amorim
Fernanda Luíza de Lima Matos
Vanessa Rocha Camargos
O presente artigo é um relato de caso realizado por Rosimeire
et al.(2001), que consiste na utilização da arte cênica como metodologia para
fixação de conteúdos da disciplina de anatomia em que foram detectados baixo
rendimento. Esse estudo se baseou na observação de que o laboratório, espaço
destinado às aulas práticas e seu objeto de estudo, o cadáver, é
supervalorizado pelo aluno, o que os levam a ficar presos à memorização das
estruturas, seguindo à risca as orientações do professor e /ou do atlas
anatômico disponível. Muitas vezes, não associam o conteúdo teórico/prático com
o próprio corpo, que contemplam as estruturas que são objetos de seu estudo,
diferenciando apenas no aspecto vital que possuem.
Dessa forma, o trabalho consiste na formação de
grupos de teatro, que utilizaram o corpo como instrumento e o teatro de bonecos
para construir os segmentos corpóreos. As falas dos alunos refletiam a
rememoração dos conteúdos teóricos e os gestos e os bonecos refletiam os
conteúdos práticos. Foram trabalhados os sistemas circulatório, respiratório,
nervoso e muscular. Discutiram, em sequência, e em grupo, a didática utilizada.
Os resultados foram feitos baseados nas apresentações das peças e responder a
cinco quesitos: Houve mudança nas atitudes e envolvimento dos alunos na
elaboração e criação do texto para as peças? Tornaram-se conscientes da
importância do conteúdo visto em sala de aula dentro de cada sistema corpóreo?
Agiram e participaram mais ativamente das aulas teóricas e práticas? Buscaram o
laboratório para solucionar dúvidas do conteúdo durante a elaboração das peças?
Foram além pesquisando em livros e revistas para evidenciar e simplificar
através da arte teatral o conteúdo visto e vivido? Esses resultados foram
apresentados para serem validados por três especialistas em educação, que
consideraram positiva a experiência.
Conclui-se, então, que se pode considerar que o uso
da criatividade através das artes torna a aprendizagem duradoura; o
desenvolvimento da aprendizagem atinge espetaculares triunfos na arte e no
pensamento, uma vez que nos possibilita organizar e dar sentido ao conteúdo
ensinado à vida das pessoas; melhora do rendimento dos alunos, através da
confecção de peças teatrais e fantoches; e o ensino da anatomia pode se
sedimentar a partir da produção de uma nova situação. Nesta circunstância, o
aluno se torna agente participativo e o professor agente organizador da
aprendizagem, que, fixada, servirá para a vida dos sujeitos envolvidos, como um
instrumento a seu favor. eduem.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/download/17208/9162
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