Artes Cênicas

Como identificar aspectos da saúde e da doença em peças teatrais e em filmes comerciais. Desenvolver o olhar medico em situações de sofrimento físico e mental apresentados em romances e historias leigas. Como personagens bem caracterizadas são atingidos por uma analise critica do olhar clinico.Exemplos captados no cinema que ilustram a relação positiva e negativa da relação medico/paciente. O trauma de personagens como gerador de doenças físicas e mentais. Descobrindo através de personagens as manifestações de doenças clinicas e cirúrgicas. O estereotipo do profissional da saúde e a visão da sociedade do medico entre a realidade e a fantasia.

Um comentário:

  1. Neste segundo semestre de 2013 fiz as matérias de Artes Cênicas ministradas pelo professor Francesco Napoli. Esta disciplina me ajudou a ampliar minha visão de mundo e me mostrou o quanto a nossa postura fala sobre o nosso estado de espírito. As visitas dos artistas “Pingos de Alegria” e a do viajante Makely foram bastante proveitosas e contagiantes nos mostrando a importância da humanização e de se traçar metas na vida.
    Sobre o evento estetosfera, achei que ele esta amadurecendo, ficando cada vez mais organizado e interessante e a reforma do auditório deu um “UP” para o evento. A palestra do Dr. Carlos foi muito envolvente pois nos falou das varias faces da medicina, abrindo nossos horizontes de possibilidades na área medica. As exposições dos vídeos foram extremamente criativas e válidas para conhecermos um pouco mais sobre nossos colegas, pois é através de trabalhos de temas livres que aprendemos mais sobre a visão de mundo do outro.
    Quanto a auto avaliação acredito merecer a nota máxima pela frequência e participação nas aulas.
    Gostaria também de agradecer e parabenizar o professor por ministrar essas matérias lúdicas com tanto entusiasmo que contagia os alunos.
    “A arte na medicina às vezes cura, de vez em quando alivia, mas sempre consola” (Autor desconhecido).
    Livia Nápoles Drumond de Souza – Acadêmica do curso de Medicina do UNIBH.

    ResponderExcluir