segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A.F

Queridos (as) alunos (as),

Responda a este post, por meio de comentário, escrevendo sobre como foi a sua impressão das disciplinas de artes cursadas por você este semestre. Fale sobre os temas, as atividades, as visitas de artistas, o evento, as metodologias, os projetos de pesquisa etc. Ressalte os pontos positivos e negativos sempre justificando suas posições. Não deixe de fazer uma auto avaliação de 0 a 10 pontos. 

Boas férias a todos e até o semestre que vem!

22 comentários:

  1. Minha impressão das duas disciplinas foi de uma matéria que me permitiu ver outras areas do conhecimento com outros. As oficinas de poesia foram divertidas e me apresentou a vários artistas os quais tenho muito interesse em conhecer as suas obras. As aulas de partitura me fez ter mais curiosidade de aprender como é composto um ritmo e até mesmo melodia ou quem saber aprender tocar um instrumento. As visitas de artista, especialmente a visita do grupo pingos de alegria me fez mostrar que há um lado humano que somente a arte, frente a sua simplicidade, pode incluir em um meio racional e cientifico que a medicina se tornou. O artista (e aventureiro) Makely me fez observar o quanto a rotina de um estudante de medicina é monotona frente aos livros enquanto um mundo completamente diferente se encontra lá fora e muita coisa pode ser mudada. O evento estetosfera me surpreendeu muito esse semestre, tendo em vista que as cadeiras mudaram e estavam mais confortáveis, a programaçao estava bem mais organizada e a palestra foi bem divertida e esclarecedora. O único ponto negativo que aponto é que deveria haver mais ensaios para evitar pequenos erros durante a apresentação e que deveria haver apresentações breves dos alunos do 3 periodo em respeito a seus trabalhos para valorizar mais o trabalho arduo deles. Quanto a auto avaliação, acredito merecer a nota máxima, por estar sempre presente nas aulas e ter participado de todas os ensaios para a apresentação do estetosfera e contribuido para fazer os videos.
    Fernanda Amorim - 4º periodo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de dizer que as disciplinas de música e poesia e de artes cênicas me surpreenderam, e as achei mais interessantes do que artes plásticas particularmente, achei o aproveitamento da disciplina melhor. As visitas de artistas foram geniais, os Pingos de Alegria, e makely. Este último, surpreendente, inesquecível, muuutio legal sua experiência, inspiradora. Foi muito bom porque me mostrou uma realidade que eu acreditava ter ficado nos livros de geografia e história...
      Como a Fernanda Amorim disse, eu também achei o evento mais organizado, e realmente a reforma do auditório proporcionou melhores condições para a realização do evento, com certeza. O médico, Dr. Carlos, muito gentil e esclarecedor, falando com muita propriedade sobre as vertentes alternativas da medicina; isso adiciona a proposta do nosso curso, de humanizar o médico, o aluno, muito interessante a palestra.
      A aula de aprender a ler partituras, particularmente, foi a aula mais legal do semestre, pois, era algo que eu nunca imaginava que teria algum contato, e mais, que eu achava algo impossível de eu aprender!Muito legal!
      Quanto à auto-avaliação, acredito merecer nota máxima por ter me dedicado ao aprendizado em todas as aulas nas quais estive presente, me empenhando e incentivando também meus colegas.

      Excluir
  2. Gostaria de agradecer a convivência e as aulas tanto de artes quanto de musica! Estar em contato com vários universos é de fundamental para o crescimento humano e profissional. Confesso que a aula de música me encantou mais. Porém adorei a visita dos artistas, principalmente a dos palhaços. O evento estetosfera foi muito bom, muita criatividade nos vídeos e ritmo na apresentaçao. Achei que o evento poderia ser mais divulgado apesar de estar no fim do semestre e todos estarem atordoados com provas e mais provas. Gostaria de receber 10! Apesar de ter faltado alguns dias, acredito que fui muito participativa nas aulas! Obrigada! Boas férias!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Francesco.
    Rubem Alves dizia que o corpo é um delicado instrumento musical, e que é preciso cuidar dele para que produza música. A cura do corpo não se faz só com medicamentos, mas com o despertar da música que existe em cada um de nós. "Música também é remédio".

    Acho que muita gente pode ter achado estranho ter disciplinas de artes em um curso de medicina, mas a verdade é que a arte é indissociável da vida, independente do curso que você escolher. Suas matérias foram um descanso na loucura do nosso dia-a-dia, foram uma mudança de perspectiva muito interessante. Espero poder levar um pouquinho desse aprendizado artístico pra, no futuro, "despertar a música" nos meus pacientes =]
    Gostei muito das aulas, principalmente da leitura de partituras e dos ensaios musicais. Não sou uma boa atriz e nem quero ser, mas as aulas de artes cênicas também foram interessantes, em especial aquela em frente à capelinha. As visitas de artista foram ótimas. Gostei mais do Makeli Ka, já que Grande Sertão é meu livro preferido.
    Achei que a Estetosfera foi mais bem organizada. Apesar do evento não ter sido muito sucesso de público, quem foi aproveitou bastante as apresentações e a palestra.
    Vou me dar 10 de auto-avaliação também, pela presença em aulas e participação =D

    Muito obrigada por este ano e pelo aprendizado!
    Vanessa Rocha Camargos

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito desta frase de Carl Jung: "Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." Por isso, nós futuros médicos devemos estudar e conhecer as teorias, dominar as técnicas aprendidas a cada dia, mas não podemos nos esquecer da parte humana, do tocar, do ouvir, do cuidar! E por isso acho muito importante que o curso tenha essas disciplinas, para que a gente possa ter um tempo para outro tipo de aprendizado, além das disciplinas básicas. Me marcou a visita dos "doutores da alegria", e admiro muito o que eles fazem para tentar levar um pouco de alegria aos pacientes internados no hospital. Achei 10 as aulas de música, na qual pudemos cantar, tocar, rir... A música faz bem para a alma, e acho que ela deve sempre fazer parte dos momentos da vida de cada um de nós.
    Gostaria de receber 10 porque participei das aulas, da Estetosfera e fiz bom aproveito disso tudo!
    Obrigada pela alegria, disposição e aprendizado!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do contato com ambas as matérias, artes e música!
    Acho fundamental o estímulo artístico,criativo,desafiador pessoal em qualquer área profissional e pessoal. Na medicina especialmente devido à toneladas de livros e materiais técnicos aos quais nos submetemos. Acho que serve como uma válvula de escape à tamanha pressão que existe nessa profissão.
    Gostei muito das visitas, tanto dos artistas quanto a nossa ida ao ccbb para podermos contemplar obras de artistas maravilhosos e renomados. Tenho algumas críticas boas e ruins e as farei via e-mail, mas especialmente algumas sugestões.
    Não vou me auto avaliar pois não gosto de graduar nada de 0 a 10. Sou um aluno participativo e admirador da subjetividade humana que é responsável por coisas grandiosas, transcendentais. Isso mais sua percepção dentro da sala são mais que o suficiente para concluir sua avaliação.
    Concluirei esse depoimento via e-mail.
    Obrigado por tudo.
    Um abraço,

    Juan Brunow de Oliveira Netto

    ResponderExcluir
  6. A minha impressão em ter cursado a disciplina de Artes Plásticas no 3º período de Medicina foi totalmente inovadora e acolhedora. Me pautei em cima deste dois viés para explicar o meu sentimento sobre a disciplina ministrada pelo professor Francesco. Primeiramente, assim como todos, há um certo receio quanto ao emprego de disciplinas alternativas/humanas no curso de Medicina, e comigo não foi diferente. A princípio relutei em achar que teria algo à acrescentar na minha formação, porém felizmente, estava enganado. Durante o semestre o professor Francesco apresentou a sua proposta de trabalho com a qual me identifiquei prontamente - inclusive no primeiro dia já tinha pensado no meu projeto para o Estetosfera , que infelizmente não foi viável, mas fica para o semestre que vem - e me engajei na sua disciplina como uma alternativa não somente de trabalho da humanização da Medicina, assunto esse preconizado na Medicina da Uni-bh, bem como uma alternativa para se relaxar e espairecer sobre o lado humano da vida. As visitas ilustres viabilizadas pelo professor agregaram muito valor na minha maneira de observar com mais atenção o mundo ao meu redor - o mundo das artes -, porque ela está em todo lugar e a todo momento. Bem como dizia Alberto Caeiro, "pensar é estar doente dos olhos", e paralelamente a essa frase, Rubem Alves completa dizendo que "pode ser que você ainda não tenha se dado conta disso, mas o fato é que todas as coisas belas do mundo são filhas da doença. O homem cria a beleza como remédio para a sua doença, como bálsamo para o seu medo de morrer. Pessoas que gozam saúde perfeita não criam nada. Se dependesse delas, o mundo seria uma mesmice chata. A criação é fruto de sofrimento." A arte uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada como tratamento alternativo de enfermos e que, segundo nas nossas aulas, tivemos a oportunidade de perceber o quanto a cromoterapia, a música, entre outras alternativas auxiliam no tratamento/ minimizam o sofrimento de enfermos. Tudo isso, as vezes, não seria possível, como vimos nas aulas, sem o poder de solidariedade do ser humano, que fica evidente no grupo Drs. da Alegria, que visa a levar um pouquinho da arte/alegria às pessoas que estão carentes e enfermas. Para finalizar apenas gostaria de recitar um verso do Jovino machado, que achei bem interessante e que transmite o que eu penso e foi reforçado no curso de Artes plásticas - o amar no seu âmago e no sentido generalizado:
    Cind
    amo a Deus
    apesar das dores

    amo o diabo
    apesar dos amores

    amo você
    sem apesar!

    Quanto à minha avaliação individual, creio que mereço nota máxima devido ao meu empenho e iniciativa nas atividades propostas, além de contribuir com minha opiniões e humildes experiências nos debates, como no GV/GO.
    Leonardo Valério Porto Pedrosa - Medicina 3º período

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francesco!
      Tenho que confessar que durante este semestre, ao ver você entrar em nossa sala nas quartas de manhã para dar as aulas de Artes, com seu jeito sorridente e descontraído, eu sentia uma leveza tomar conta de mim. Afinal, eu sabia que pelo menos naquela aprox. uma hora e meia eu não teria que empregar toda a minha atenção para aprender um conhecimento teórico, que por sua vez, exigiria de mim um raciocínio lógico e científico. Sabia que durante suas aulas, eu poderia colocar o meu hemisfério cerebral direito (este relacionado às artes e à subjetividade) para funcionar!
      A verdade é que sempre tive um pezinho nas Artes e foi uma alegria participar das suas aulas! Tem uma frase que diz: “Quem só sabe medicina, nem medicina sabe.”E eu concordo com ela. É impossível entender a medicina em um sentido mais amplo se desconsiderarmos o contexto sócio-cultural do homem, bem como as suas motivações internas, sejam elas filosóficas, emocionais, artísitcas ou espirituais.
      Aprovei a dinâmica e os temas das aulas. Gostaria, no entanto, de ter tido mais uma ida a um centro cultural ou mais uma visita de artista. Quando li os comentários das meninas do quarto e vi que o Makely ka foi fazer a visita de artista fiquei empolgada: o “trabalho” que ele fez sobre o Grande Sertão é formidável!
      Em relação ao projeto de pesquisa, gostei da proposta. Mas senti necessidade de mais tempo para fazer algo mais elaborado. Foi tão corrido!
      No Estetosfera, devido a outra atividade acadêmica, não pude participar de todo o evento. Mas pela parte que assisti (das apresentações musicais) percebi que a turma estava curtindo. (Estou certa? Rsrsrs)
      Minha nota é 9.
      Muito obrigada!
      Boas férias e até semestre que vem!
      Fátima Salomão Machado
      (terceiro período)

      Excluir
  7. Ola Francesco!
    Para mim a disciplina de artes plástica do terceiro período foi surpreendente! Confesso que não fazia ideia do que esperar no primeiro dia de aula, talvez tivesse passado pela minha cabeça que iríamos trabalhar com massinhas e fazer trabalhos manuais, mas com certeza não passou por mim que no final do semestre teríamos feito um banner com um trabalho de pesquisa. No geral acho que a cadeira de artes plásticas foi interessante e produtiva, ao contrario de muitas matérias ditas humanas essa era uma aula que me dava vontade realmente de estar presente, não somente pela presença. Acho que boa parte disso vem do que você como professor passou para mim como aluna, sempre entrava na sala sorridente e com a aula preparada, e isso me cativou muito! Acho que de tudo que fizemos o mais legal foi o GV/GO, gostei muito da ideia e deveria ser algo adotado em outras disciplinas. A ideia de ir ao museu nos aproximou mais da ideia da arte, assim como a visita de artista, foi muito legal em plena uma quarta feira pela manha escutar poesia.
    A ideia do estetosfera também é muito legal, quando o senhor abriu o evento dizendo que era algo feito de alunos para alunos percebi o quanto realmente é interessante a ideia. A ideia de encaixar um evento menos formal do circuito acadêmico foi muito legal, não somete por nos do curso de medicina poder participar, mas por mostrar que as artes também fazem parte da nossa vida acadêmica, afinal um médico não pode ficar focado somente em livros e estudos.
    Acho que tudo isso são pontos positivos dessa primeira experiência com as cadeiras de artes!
    Como pontos negativos percebi que faltou a apresentação do banner, é algo que trabalhamos muito para ser feito e merecia que fosse apresentado e não somente exposto. Outra falha que percebi no evento é que alguns trabalhos foram retirados do local antes do término do evento para que outros fossem expostos. Quanto a disciplina em si, não percebi algum ponto negativo, foi uma experiência muito interessante, e espero que nos próximo semestre seja ainda melhor com musica e poesia e artes cênicas.
    Minha auto avaliação acredito que seja 10, pois estive em todos os eventos realizados, como a maioria das aulas, sempre participando.
    Obrigada professor
    Boas férias

    Raquel Luisa Alves Simões – medicina – 3 período

    ResponderExcluir
  8. Olá Francesco,
    Logo que entrei no curso achei muito estranho ter algumas disciplinas na grade, como sociologia, artes ou música.A impressão que tive era a de perda de tempo e que elas não me acrescentariam nada !Mas depois que fiz as matérias vi que era diferente.Confesso que não gostei muito das artes plásticas do 3 período, preferi as artes cênicas do 4! Uma das dinâmicas que fizemos que achei bacana era a de observar seu colega,virar de costas e olhar novamente,verificando se houve alguma mudança,ou se retirou um objeto,dobrou uma barra da calça. Um dos principais significados que se atribui à palavra observar é o de olhar com atenção. Esse é o sentido médico. O doente que está em observação é o que está sendo visto.O olhar é muito importante em qualquer relação.Esperava que fosse explorado mais a parte de encenações de consultas ou algo parecido.Já nas disciplina de música adorei aprender a ler partituras e participar da Estetosfera. Os ensaios eram meus momentos de descanso,tocar aqueles instrumentos me tranquilizava ! Já é fato que a música pode ajudar no tratamento de várias doenças e seu principal uso tem sido com autistas, portadores de Alzheimer e pessoas com problemas de coordenação motora.No geral fiquei satisfeita com as disciplinas.Como participei da maioria das atividades me avalio com nota 10.

    ResponderExcluir
  9. Neste segundo semestre de 2013 fiz as matérias de Artes Cênicas ministradas pelo professor Francesco Napoli. Esta disciplina me ajudou a ampliar minha visão de mundo e me mostrou o quanto a nossa postura fala sobre o nosso estado de espírito. As visitas dos artistas “Pingos de Alegria” e a do viajante Makely foram bastante proveitosas e contagiantes nos mostrando a importância da humanização e de se traçar metas na vida.
    Sobre o evento estetosfera, achei que ele esta amadurecendo, ficando cada vez mais organizado e interessante e a reforma do auditório deu um “UP” para o evento. A palestra do Dr. Carlos foi muito envolvente pois nos falou das varias faces da medicina, abrindo nossos horizontes de possibilidades na área medica. As exposições dos vídeos foram extremamente criativas e válidas para conhecermos um pouco mais sobre nossos colegas, pois é através de trabalhos de temas livres que aprendemos mais sobre a visão de mundo do outro.
    Quanto a auto avaliação acredito merecer a nota máxima pela frequência e participação nas aulas.
    Gostaria também de agradecer e parabenizar o professor por ministrar essas matérias lúdicas com tanto entusiasmo que contagia os alunos.
    “A arte na medicina às vezes cura, de vez em quando alivia, mas sempre consola” (Autor desconhecido).
    Livia Nápoles Drumond de Souza – Acadêmica do curso de Medicina do UNIBH

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá Francesco!

    Toda "despedida" tem seu ar de tristeza e essa não é diferente. Estamos indo para o quinto período , o que é ótimo e demonstra nossa evolução no curso. No entanto, é com muito pesar que lembro que matérias como a sua ficaram cada vez mais raras. Daqui para frente ficaremos cada vez mais técnicos , teóricos , metódicos... As suas aulas funcionavam como um novo olhar acadêmico. Elas permitiam que nós, alunos, pudéssemos pensar livremente, exercer a arte e lembrar que há um mundo rico em cultura que nós não podemos nos esquecer. Levarei sempre comigo a leveza da arte e a alegria de poder usar alguns minutos do meu dia para desfrutar de poesia e música.
    Não posso deixar de ressaltar como foram interessantes nossas " visitas de artista".. ahh , que bacana o Makely! Pessoas assim, com um universo e pensamento tao diferente do meu me aguçam a curiosidade pelo novo e aventureiro! Realmente fiquei encantada como toda a sua trajetória.
    As aulas de ritmo e leitura de partitura foram gostosas e prazerosas... Quebravam a rotina, descontraiam e somavam a nós um novo conhecimento que, provavelmente não teríamos outra oportunidade de adquirir.

    No mais, só tenho a agradecer pela sua dedicação e espero encontrá-lo muitas vezes ainda pelos corredores e jamais no meu futuro consultório! Mas... se assim acontecer, espero retribuir todo o carinho e atenção que teve com nossa turma.

    Obs: Acredito que fui ativa em suas aulas participando com empenho sempre que foi possível. Dessa forma me avalio com nota 10.

    Abraços,

    Fernanda Luíza

    ResponderExcluir
  12. Nesse segundo semestre de 2013 fui aluna do professor Francesco em duas disciplinas: Artes Cênicas e Música e Poesia. Considero que foram duas matérias muito importantes para o meu desenvolvimento pessoa e profissional. As matérias com visão humanística do curso de Medicina do UNI-BH permitem ao futuro profissional ter uma outra visão de mundo.

    Também acho de fundamental importância aos alunos dos cursos de saúde em geral se dedicarem à atividades extra-curriculares, como música, poesia, teatro, leitura. Afinal de conta essas habilidades ou experiências fora do campo médico permitem ao profissional um maior contato com as pessoas, com os pacientes.

    As visitas de artista foram uma oportunidade única de conhecermos o trabalho de várias pessoas muito interessantes e com uma nova perspectiva de vida. Afinal de contas, muitas pessoas tem várias experiências fora do padrão esperado pela sociedade.

    O semestre terminou com nossa apresentação no evento Estetosfera. Apesar de não ter tido uma audiência grandiosa, foi muito prazeroso e satisfatório apresentar algo preparado durante todo o semestre!

    Obs: Acredito que participei ativamente em suas aulas, me empenhando ao máximo sempre que possível. Portanto,me avalio com nota 10.

    Abraços,

    Luiza A. Rodrigues

    ResponderExcluir
  13. Olá Francesco!Desculpe pela demora!
    Não podia deixar que comentar sobre a matéria de artes plasticas no terceiro período no curso de medicina!
    Apesar do curso de medicina ter uma carga horaria muita extensa e com matérias muito 'pesadas' a artes plasticas pode nos mostrar o lado humano da medicina.Vou destacar aqui os pontos relevantes que me marcaram nessa matéria.
    A visita dos artistas pode nos mostrar um outro mundo que existe fora da medicina e o quanto um artista precisa ter disciplina para alcançar seus objetivos e conseguir se destacar nesse meio.
    GOSTEI muito da nossa visita a exposição feita pelo banco do brasil.Apesar de não ter o habito de frequentar esses lugares me fez despertar a vontade de conhecer um pouco mais algumas artistas,como a Frida Kahlo. A cena que mais marcou foi a de uma mulher penteando os cabelo por vários horas.
    Não podia deixar de falar do nosso trabalho sobre do artigo,que no caso o meu foi sobre musicoterapia,que pode nos mostrar que existem outras formas tratamento para pacientes que estão em fases terminais.
    E por fim,a belíssima estrutura e criatividade do evento Estetosfera.A s exposições,inclusive dos outros cursos,foram de grande criatividade e muito bem feitos.Gostei muito dos trabalhos da medicina,que apesar do nosso tempo ser um pouco curto,todo empenharam e dedicaram muito para que houvesse uma conclusao de curso com exceletne aproveitamento.
    muito obrigado por esse semestre.
    a minha nota é 9!
    abraços!
    Jéssica milene de souza

    ResponderExcluir
  14. Quando vi que tinha que estudar artes no meu curso de medicina logo imaginei que passaria tardes fazendo bonecos de massinha ou construindo predios de lego, mas não, o que tive foi um encontro inesperado com o inusitado ( ao menos pra mim) que era a arte promovida ou provida da medicina. Artes plasticas e visuais foram analisadas e demonstradas e o professor foi muito feliz em relacionar os fatos e promover o pensamento sobre o que cada obra queria dizer ou representava, isso foi bem instrutivo. Confesso que em diversos momentos houve estranhamento de minha parte quanto a materia, mas acho que era isso mesmo o desejado,que o estranho me fizesse pensar, e fez! Parabéns ao professor pelo determinismo, paciencia ao introduzir tema tão inesperado e inusitado e não torna-lo indesejavel e massante ;)
    Nota 10
    Cristiano Menezes Loureiro 3° periodo

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de deixar a minha impressão sobre o curso de Artes Plásticas que fiz com o excelente prof. Francesco neste semestre. Embora estava extremamente apertado neste período em que voltei a cursar Medicina, pude perceber mais um pouco da grandeza das artes, em especial das pinturas, esculturas e desenhos.

    Como é bom sentir o prazer que todas elas proporcionam e que salta aos nossos olhos , principalmente que muito dessa sensação - agora mais forte - foi mediada pela sua arte de ensinar. Uma vez que sou licenciado, a sua maneira de conduzir as aulas sempre de forma inovadora e extremamente criativa me chamou muito a atenção.

    Gostei muito da visita ao CCBB, que proporcionou-me o acesso a uma galeria inestimável com grandes obras de artistas representantes de vários estilos diferentes. Em especial, gostei muito das obras surrealistas e da sessão reservada aos maiores de 18 anos (rs). Espetacular aquela cena da mulher nua bamboleando com um arame farpado em um campo de guerra.

    Quanto ao estetosfera, como foi bem organizado o evento e com uma ótima estrutura em que foi possível expor os trabalhos de nosso curso para os alunos de outros cursos e visitantes.

    Enfim, agradeço muito pelo aprendizado proporcionado e creio que me será muito útil para me tornar um médico mais humanizado e também como professor.
    A minha nota é 9.

    Abraços.

    Argentino Filogônio Vieira

    ResponderExcluir
  16. Cursei este semestre as disciplinas de Artes Plásticas e Música e Poesia. Ambas me permitiram sair um pouco dos assuntos de Medicina e abordar outros temas. É bom sair um pouco da mesmice e ouvir coisas novas.
    Durante as aulas, de artes e de música, tivemos aulas teóricas e práticas. As aulas práticas nos permitiram fazer o nosso próprio ensaio fotográfico e tocar um novo instrumento, o chocalho. Embora eu já conheça de música e de partitura, gostei de ver outras pessoas aprendendo até rápido a lidar com as "bolinhas" que tanto fazem parte da minha vida no piano.
    O trabalho do Circuito Acadêmico me mostrou o quanto é complicado um trabalho formal e o quanto é caro comprar um banner!
    As visitas de artistas são bacanas pra nos mostrar outras profissões, tão incertas e, mesmo assim, que dão a eles gratificações próprias;dão a eles prazer por fazer coisas que quase ninguém gostaria de fazer.
    Embora eu não tenha muito jeito para matérias "humanas", foi bom passar por essa experiência.
    Aguardo a disciplina de Artes Cênicas pra ter mais experiências "extra-medicina".
    Gostaria de receber 10, já que participei de quase todas as aulas e fiz tudo o que me foi proposto.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. A disciplina de Artes Plásticas nos mostrou um lado mais humanista das coisas, através de reflexões de quadros ou outras artes, demonstrando o significado de cada detalhe das imagens em um contexto muito importante para a realização da obra. Conseguiu mostrar isso também através das visitas de artistas que conseguiram expressar suas experiências de uma forma útil para obtermos uma nova visão das coisas. A visita ao Centro Cultural do Banco do Brasil também foi bastante útil para percebermos o que cada obra nos esconde, que as imagens não necessariamente expressam o que achamos, no qual devemos analisar o contexto da obra e alguns outros aspectos, como fins políticos,sociais,etc. Sobre o projeto de pesquisa, foi um recurso bastante apropriado para o curso, pois assim começamos a nos acostumar com projetos, aprendendo os métodos e as formas de como deve ser feito. Além disso, este projeto nos fez pesquisar sobre algum tema em que a arte está inserida na Medicina e, com isso, verificamos que existem inúmeros projetos que conciliam a Arte com a Medicina, através utilização da Arte como uma terapia para pacientes a fim de ajudar em alguns tratamentos. Em geral, as atividades foram interessantes, abordando temas que antes nunca havíamos entrado em contato ou que nunca prestamos atenção o suficiente para percebermos o quão importante é, como o texto utilizado na realização da prova AIA. Assim, avalio esta disciplina como uma ótima chance para conhecermos projetos que utilizam as Artes para um determinado fim, além de começarmos a perceber que o mundo não é aquilo que enxergamos, tendo que entender os motivos e analisá-los para uma concluirmos alguma coisa. Apesar de entender a importância disso tudo, faltei de algumas aulas. Por isso, darei 9 na auto-avaliação. Boas férias e até semestre que vem !

    Henrique Yankous Cicarini aluno 3º período

    ResponderExcluir
  18. fiquei surpreso com a dinamica que o prof francesco tem em sala de aula. as aulas foram interessantes e com a participacao de toda a turma. a visita ao museu foi crucial para quebrar o clima de sala de aula além de nos proporcionar o contato de perto com obras de arte e ponto de vistas de artistas conceituados. parabens pela disciplina prof. . auto avaliacao 10.

    ResponderExcluir
  19. Francesco, já tinha mandado a avaliação no seu e-mail, não sei se você viu..
    Confesso que no inicio do curso não imaginava o que poderia ser abordado nessa disciplina. Mas aprendi bastante com o curso de artes , principalmente sobre ter um lado mais humano, e a importância de tantos tratamentos alternativos que ajudam os nossos pacientes. A aula de artes é um momento alternativo para que possamos distrair das outras matérias. Adorei a visita ao museu, que conhecia ainda. A visita do artista também foi muito interessante, podemos ter contato com o outro lado da obra, que é uma oportunidade rara de ouvir as ideias que o levaram a sua obra. Dou nota 10 pra matéria e também para o professor que esta sempre de bom humor, é sempre prestativo e atencioso com os alunos e sabe entender que temos vários compromissos com outras matérias e sabe ser flexível em algum momentos, isso ajudou bastante para o convívio.
    Muito obrigada por tudo, até semestre que vem

    Jacqueline Rosane
    3º período Medicina Uni-bh

    ResponderExcluir