Queridos (as) alunos (as),
Responda a este post, por meio de comentário, escrevendo sobre como foi a sua impressão das disciplinas de artes cursadas por você este semestre. Fale sobre os temas, as atividades, as visitas de artistas, o evento, as metodologias, os projetos de pesquisa etc. Ressalte os pontos positivos e negativos sempre justificando suas posições. Boas férias a todos e até o semestre que vem!
Abraços,
Prof. Francesco.
Oi, Francesco
ResponderExcluirArtes plásticas foi a minha maior surpresa deste período, nunca tinha ouvido falar dessa disciplina no currículo de nenhum outro curso da área de biológicas. Apesar do estranhamento, cheguei ao 3o período com muita expectativa e louca para saber do que se tratariam as aulas.
Sempre gostei muito de desenho e pintura. Passei um bom tempo da minha adolescência decidindo se tentaria ou não entrar na faculdade de Belas Artes. Apesar da minha paixão pelas artes, porém, o amor pela medicina prevaleceu, e acabei decidindo ir num sentido completamente (ou nem tanto) contrário. Qual foi minha surpresa quando descobri que, num curso de Medicina, eu poderia exercer um pouquinho do meu lado artístico. Adorei.
A proposta da Uni-BH de incorporar disciplinas de artes na Medicina é inovadora e, ao meu ver, essencial. Não só o médico, acredito que qualquer pessoa, seja qual for a sua profissão, tem muito a aprender se se permitir abrir a mente e experimentar o novo. Explorar seu componente artístico, na pior das hipóteses, lhe renderá umas boas risadas.
Gostei muito das aulas, principalmente das visitas de artista, quando pudemos ver um pouco do que um artista plástico realmente faz. Tanto as aulas expositivas quanto os filmes passados em sala foram muito bons. Só fiquei um pouco decepcionada porque pensei que estudaríamos a história da arte um pouco mais a fundo. No mais, a disciplina foi excelente.
A proposta da Estetosfera foi muito boa. O ensaio fotográfico queimou neurônios de muita gente, que teve que buscar a criatividade lá naquela parte adormecida do cérebro. Tivemos muitos trabalhos inovadores e foi legal descobrir que estudante de medicina também pode brincar de artista.
O projeto de pesquisa relacionando arte com medicina foi particularmente difícil porque a maioria de nós tem ainda pouco conhecimento sobre pesquisas e publicação de artigos e banners. Por isso mesmo, acho que nos ajudou muito para o que virá a seguir no nosso curso.
Quanto ao evento da Estetosfera, achei que foi muito interessante. É uma pena que tenha sido um trabalho feito por nós para nós mesmos. Para as próximas edições, seria interessante expor os ensaios fotográficos e os banners num local de maior visibilidade na faculdade, ou até mesmo estender o projeto para os outros cursos da área da saúde. As palestras foram boas e a apresentação de música do 4o período foi extremamente divertida.
Obrigada por tudo e até o próximo semestre!
Vanessa Rocha Camargos, 3o período, Medicina UNI-BH
As aulas das disciplinas de artes cursadas nesse semestre foram muito interessantes, com temas pertinentes. Acredito que além da questão acadêmica e da importância no currículo, as ultimas aulas, de ensaio para o estetosfera e a aulas de ritmos ( ta ta ta ta... hahaha) foram de certa maneira para distrair das provas e outras matérias do curso. Gostei muito de ler o livro O Corpo Fala, fazendo possível a interdisciplinaridade como por exemplo com a matéria de Psicologia Médica. Acredito que os ensaios para o estetosfera nas próximas vezes possam acontecer com um pouco mais de antecedência, para que a turma treine mais para que o resultado possa ser ainda melhor. Além disso, as atividades entre as turmas, como o teatro com Semantica III, são muito proveitosas, e sabendo que os professores sempre as solicitam, que seja programado no comeco do semestre, para todos os alunos poderem tirar o máximo dessas atividade. No mais, é isso.
ResponderExcluirObrigado
Pedro Paulo - 4 período
A disciplina de Artes Plásticas apresentou uma significância muito grande para mim por dois motivos. Primeiro, essa disciplina retirou a viseira do conhecimento puramente científico e teórico e ampliou a visão sobre novos métodos terapêuticos em que se utilizam a arte, a música e a poesia para tratar pacientes com deficiência neuropsicomotora, deficiência mental e até pacientes que apresentam distúrbios da autoimagem. Segundo, essa matéria promove uma quebra da rotina de uma forma que nunca vi antes. O estresse semanal em decorrência de provas, seminários e exercícios era simplesmente rompido através da apresentação de belas obras que representaram a doença sob a perspectiva de vários artistas, da reprodução de um pequeno filme e da visita de artista. Quanto ao Estetosfera, a proposta do evento de aproximar o curso de Medicina do de artes é muito interessante. Percebi que o 4º período se mostrou bem preparado para cantar e tocar as músicas escolhidas por eles, como também a turma do terceiro período se mostrou criativa quanto a exposição das fotos. No entanto, houve deficiências que, infelizmente, não promoveu o alcance esperado. O espaço era fechado e afastado dos outros cursos, o que não permitiu que universitários que circulavam por lá pudessem ver de longe os ensaios fotográficos feitos pelos alunos. Os banners ficaram mal posicionados e as pessoas que visitaram o local não tiveram a oportunidade de ler os projetos; e, senti a ausência de uma programação para que os visitantes pudessem se nortear sobre o que estava acontecendo. No entanto, acima de tudo, o Estetosfera me fez ver o mundo além do estetoscópio, ou melhor, além da atmosfera.
ResponderExcluirFernanda de Oliveira Amorim - 3º período
As disciplinas de artes cursadas por mim esse semestre foram importantes para gerar momentos de descontração e desinibição. As encenações, o GVGO sobre o livro o corpo fala e os trabalhos interdisciplinares com a professora de pediatria desenvolvidos durante o curso de artes cênicas me proporcionaram momentos de aprendizado, em que pude criar mecanismos para ser mais comunicativa e menos tímida, aprender as linguagens do nosso corpo e assim, saber as diversas formas de perceber o outro. Técnicas essas, que poderei utilizar em futuras anamneses.
ResponderExcluirPara incrementar o curso, acho que poderíamos ter desenvolvido um trabalho interdisciplinar em creches, asilos, hospitais, eventos em praças públicas ou com os pacientes da clínica integrada do UniBH nos vestindo de "doutores da alegria" para ter um maior contato com o doente e assim, poder perceber pele a pele quais são as suas angústias e os seus sofrimentos. Acredito, que desse modo, o curso conseguiria deixar os alunos mais sensibilizados com a dor alheia e consequentemente, mais humanos!
As atividades musicais desenvolvidas no curso de música e poesia como, as músicas ouvidas e discutidas em sala de aula, as técnicas para aprender a termos ritmo e as músicas ensaiadas para o evento estetosfera foram de aprendizado moderado. Primeiro, acredito que poderíamos ter aprendido um pouco mais sobre a musicoterapia durante a discussão inicial do curso, conciliando as letras de músicas ouvidas com como poderíamos acrescentá-las na rotina e no tratamento dos doentes. Segundo, as técnicas desenvolvidas para aprimorar o ritmo foram de extrema importância, pois não se toca nem mesmo um chocalho sem saber entrar no ritmo da música. Terceiro e último, deveríamos ter começado os ensaios para a apresentação musical um pouco mais cedo, porém acredito que o professor tem consciência disso.
A atividade referente a poesia do curso de música e poesia desenvolvida em sala, como, o dia para explorar livros e encontrar neles algo que nos chamasse a atenção foi de extrema valia, uma atividade descontraída e enriquecedora, onde tive a oportunidade de conhecer novos autores e relacionar a poesia com a arte do exercício da medicina.
O que ficou para mim de enriquecimento desse curso foi, então, aprimorado no evento estetosfera. Por meio dele, pude perceber como é importante separar um tempo para você além da medicina, fazer da vida acadêmica um prazer e uma satisfação, buscar sempre o conhecimento em diversas áreas e acima de tudo, colocar amor em o que se faz ! Obrigada, Professor Francesco e espero que minhas críticas sejam úteis para o aprimoramento de suas aulas.
Jéssica de Cássia Mendes Eleutério – 4 período.
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ResponderExcluirSobre as disciplinas de Artes cênicas e Música e poesia:
ResponderExcluirTer disciplinas de artes no curso de medicina causa no mínimo certo estranhamento no início. Por ser algo que foge das ciências biológicas, iniciamos as disciplinas com grade expectativa e curiosidade.
Ao meu ver, as duas matérias tiveram seus pontos positivos e negativos ao longo desse 4° semestre. As atividades como o GVGO do livro O corpo fala, as visitas de artista e a oficina de música foram ao meu ver, muito produtivas. Entretanto, assim como acontece em outras disciplinas humanísticas do curso, o lado teórico-científico foi por vezes deixado de lado (mesmo tendo extrema importância à formação). A musicoterapia por exemplo, podia ter sido melhor abordada, assim como técnicas das artes cênicas que podem por vezes, auxiliar o profissional na relação médico-paciente. Faltou um maior embasamento teórico, visto que atualmente temos diversos artigos e publicações que relacionam as artes com a medicina, e que poderiam ter enriquecido ainda mais o nosso curso.
O evento estetosfera para mim é o grande acontecimento que une as matérias humanísticas da faculdade. Participar dele é muito prazeroso (e o deste semestre em particular, achei muito interessante). Entretanto, talvez falte um maior empenho de toda a coordenação, de modo a transformar esse evento em um acontecimento grandioso e tradicional da faculdade, algo que vire uma referência do curso de medicina do UNIBH. Aumentar a divulgação, preparar melhor os alunos e suas apresentações e ter uma comissão organizadora são pontos que podem ajudar na melhoria do evento.
No mais, acho que esses dois anos do ciclo básico e esse um ano com as disciplinas de artes acrescentaram e muito ao meu currículo e espero que a cada semestre, as matérias sejam aperfeiçoadas de modo a agregar cada vez mais valor ao curso.
Nas aulas de artes e música deste semestre assistimos filmes, documentários, tivemos algumas visitas de artistas e aprendemos técnicas de artes cênicas e música. Diante essas atividades, tivemos maior contato com um mundo diferente daquele de estudos, essas aulas tiraram parte do nosso stress e nos fez sentir novas experiências. Acredito que com essas atividades, nos tornamos mais sensíveis e mais humanos. Conhecer o trabalho e a realidade de artistas, nos fez ver o tanto que essa profissão é desvalorizada e marginalizada, apesar de as obras desses artistas nos fazer sentir sensações que nos afastam da canseira da rotina do dia-a-dia. Vimos também que podemos perfeitamente conjugar nossas atividades com leituras, músicas e produções artísticas. Com tudo isso, vemos que as matérias humanísticas são de muita importância não só para a nossa vida acadêmica mas também para nossa vida de médicos. Obrigada pelas aulas, Francesco.!!Abraços, Mariana Pícoli Diniz, aluna do 4• período de medicina do Uni-Bh
ResponderExcluirSobre as disciplinas de música e poesia e artes cênicas.
ResponderExcluirEssas aulas ministradas esse período foram muito interessantes. O GVGO do livro O Corpo Fala, foi muito bom. Eu já havia lido o livro há mais tempo, mas poder discuti-lo sob a visão da medicina foi realmente proveitoso. Tenho certeza que vamos utilizar o conhecimento ali aprendido por toda nossa jornada profissional. A aulas de música sobre leitura de partituras e a visita de artistas foram divertidas e nos ajudaram a descontrair.
Porém alguns pontos podem melhorar nessas disciplinas. Muitas vezes nos questionamos a funcionalidade dessas disciplinas humanísticas no curso de medicina. Acredito que precisamos de uma abordagem teórica voltada para o uso dessas disciplinas na nossa profissão, como a musicoterapia e o uso de artes cênicas ( e artes plásticas, do 3º período) com pacientes em tratamentos, por exemplo. Talvez abordar artigos científicos, fazer visitas a uma creche ou hospital em que isso seja aplicado.
Quanto ao evento Estetorfera, poderíamos ter começado os ensaios com um pouco mais de antecedência, para nos prepararmos melhor. Considero esse evento muito valioso para nosso curso pois integra todas as artes e a medicina, e esse ano achei o evento excepcional, principalmente pelas visitas e comentários realizados no evento. Acredito que o Estetosfera poderia ganhar mais força no UniBH e ser mais valorizado pela coordenação, visto que as disciplinas humanistas são utilizadas como destaque do curso de medicina no UniBH.
No mais, essas disciplinas me ajudaram a "tirar a viseira" e me permitiram aprender muito além da medicina.
"Quem só sabe medicina, nem medicina sabe".
Obrigada ao professor Francesco pelas aulas!
Boas férias!
Carolina Tornovsky Bridi - acadêmica do 4º período de medicina do UniBH.
A disciplina de Artes apresentou vários temas que nos tira da visão teórica que o curso de medicina apresenta. Iniciamos o semestre falando da importância das artes na medicina como forma de melhorar o tratamento e o atendimento aos pacientes. E foram essas discussões em sala de aula que fizeram surgir varias ideias para a realização do projeto cientifico e a apresentação do banner no evento Estetosfera no final de semestre. A cromoterapia e a musicoterapia foram temas apresentados pela turma. Além disso, os filmes apresentados e a visita da artista mostraram um universo muitas vezes esquecido pelos estudantes de medicina que ficam focados apenas na teoria. Foram momentos de descontração e de aprendizagem para todos. A fotocolagem também foi um momento que demonstrou a criatividade dos alunos. O evento estetosfera foi uma exposição dos trabalhos que montamos durante o semestre, porem não teve a adesão dos alunos dos demais períodos que não tem a disciplina de artes no cronograma. Acredito que o local do evento não foi o mais adequado por ser longe da passagem dos alunos. As palestras foram bem interessantes, pois mostraram a importância de ter um hobby e amar aquilo que está se fazendo para a satisfação pessoal.
ResponderExcluirObrigado professor Francesco pela oportunidade de aprender um pouco sobre as artes.
Paula Segato – 3º período
Fofineee
ExcluirCursar a disciplina de Artes em um curso de Medicina foi muito revelador. Representou momentos de reflexão que são muito importantes para o crescimento de todos os profissionais da saúde. A medicina é uma carreira que, como muitas outras, nos proporcionam vários momentos em que devemos tomar difíceis decisões. E a melhor maneira para tomarmos essas decisões é refletirmos sobre vários aspectos da vida antes de o vivenciarmos. E, na minha opinião, esse é o principal objetivo alcançado por essa disciplina: alcançar uma reflexão mais profunda sobre diversos aspectos da vida e, com isso, humanizar a pratica médica.
ResponderExcluirLuiza Andrade Rodrigues - Acadêmica do 3º período do curso de Medicina do UNI-BH
As disciplinas de artes cênicas e musica esse semestre foram muito interessantes e de grande importância para amenizar o estresse causado pelas outras matérias do curso. As visitas de artistas foram o ponto mais alto de contentamento com a matéria, aprendíamos bastante com a experiência dos artistas. Outra atividade de grande enriquecimento foi realizada com a professora de pediatria que mostrou de maneira prática como a matéria de artes cênicas pôde nos ajudar melhorando nossa relação médico paciente. Aprendemos as linguagens dos nossos corpos através de um livro ministrado através de um GVGO e assim, saber as diversas formas de perceber o outro.
ResponderExcluirOutro ponto que chamou a atenção na matéria de musica e poesia foi quando começamos a aprender a teoria das notas musicais e coloca-las em prática através dos instrumentos, penso que isso poderia ter sido abordado por um tempo maior do curso, pois se mostrou um método eficiente de chamar a atenção dos alunos para a matéria e ajudava a diminuir a tensão, o que alegrava muito os alunos.
O curso de artes de maneira geral é visto de maneira arredia pelos alunos e claro que, assim como tudo, pode melhorar, mas o professor está no caminho certo, sempre buscando enriquecer as aulas e ouvir as propostas dos alunos para melhorias.
As disciplinas de Artes Cênicas e Música e poesia são um momento de relaxamento diante do cansaço e stress causados pelas outras disciplinas. Os momentos mais interessantes são as visitas de artistas, mas que poderiam ocorrer mais vezes, pois são muito legais. Quanto à música, os ensaios para o evento estetosfera foram os momentos mais interessantes e que deixaram os alunos animados e empolgados, porém, poderiam ser realizados com mais antecedência, ao invés de serem feitos em poucas aulas como ocorreu. Também poderiam ser utilizados mais instrumentos variados, para que o evento fosse mais diferenciado e animado!
ResponderExcluirDe forma geral, as disciplinas estão progredindo para melhor e com o esforço do professor em trazer cada vez mais novidades, com certeza o objetivo será alcançado.
Isabella Chaves - 4º período Medicina
Rhanna Neves
ResponderExcluirAs disciplinas de Artes Plasticas e Poesia e música foi de grande importância para mim durante o decorrer do semestre. Eram matérias que me proporcionou aprendizado junto com entretenimento, divertimento e relaxamento. Aulas muito dinâmicas e animadas. Tive o prazer de cursá-las no mesmo semestre e era sempre o horário mais da semana. O projeto Estetosfera foi muito bacana, conseguimos ter mais vivencia e repassar um pouco sobre o que aprendemos para as outras pessoas, além de podermos aprender bastante com os depoimentos e com as visitas de artista. Profeesor Francesco, continue assim, você é excelente!
Rhanna Neves-
Olá,professor! A disciplina de artes plásticas me surpreendeu! Achei bastante legal as aulas, os assuntos discutidos. A visita da artista foi bem interessante pois proporcionou um diferente olhar no meio da nossa rotina, da nossa correria do dia a dia! O ensaio fotográfico...me diverti fazendo o meu e discutindo algumas ideias com meus colegas, e até familiares! Os convidados do evento desse semestre foram formidáveis! Enfim, só tenho a agradecer pela oportunidade de uma nova forma de aprendizado e crescimento pessoal... Obrigada!
ResponderExcluirOlá, professor e leitores do blog. Como sempre o Uni priorizou o aspecto cultural envolvendo a humanização da medicina sem perder a funcionalidade e a importância das áreas práticas e teóricas. A disciplina de arte nos proporcionou uma abordagem mais holística do universo de pensar e isso é com certeza muito importante para a abordagem médica sobre diversos tipos de pacientes. Além disso foi a proposta de elaborar o projeto de pesquisa foi de fundamental importância teórica para o aprendizado acadêmico dentro do curso de medicina. A visita de artista assim como a participação dos mesmos no evento do estetosfera foi de fato muito enriquecedora para proporcionar um limiar critico e amplo de pensar e contestar diferentes pontos de vista, com o objetivo de enriquecer a tao importante e infelizmente esquecida formação cultural dentro da sociedade.
ResponderExcluirAs disciplinas de arte que tive esse semestre, no caso artes cênicas e música e poesia, foram muito boas no sentido de ampliar a sensibilidade e a percepção sobre a arte. Durante as visitas de artista, pudemos conhecer melhor um pouco da alma destes, o que se mostra fundamental para conhecer melhor diversos pensamentos, estilos de vida, de tal modo que isso nos proporcionou uma compreensao melhor do outro indivíduo, o que se mostra fundamental na medicina, visto que iremos lidar justamente com o outro e suas complexidades.
ResponderExcluirAlém disso, entre as atividades realizadas na disciplina uma em especial realizada na disciplina de artes cênicas me chamou atenção, que fora a representação de cenas entre pacientes e médicos em um consultório, atividade realizada junto aos alunos da disciplina de semântica III. Isso nos colocou um pouco dentro da vivência da pratica medica, visto que as situações delicadas em que eram representadas podem ser vividas por nós futuramente de forma real. Assim, dentro do ministrar da disciplina de artes cênicas, gostaria que mais atividades como esta tivessem sido realizadas, voltadas para a prática médica, no sentido de nos colocar vivenciado situações reais que serão comuns.
Além disso, no que diz respeito a disciplina de música e poesia, as aulas também foram muito boas para melhorar a nossa percepção sobre a música, além de permitir com conhecêssemos também outros estilos musicais. Quanto a poesia, tivemos também a liberdade de fazer e conhece-la melhor durante nossas aulas, o que também despertou a nossa sensibilidade a respeito dos pensamentos do ser humano, nosso objeto de estudo na medicina. Porém, também se faz necessário que nas aulas haja uma melhor aplicação da disciplina na prática médica também, de modo a mostrar como a musica e a poesia pode ser aliada no tratamento de pacientes.
E quanto ao estetosfera, foi muito gratificante finalmente ver o depoimento de um médico sobre como a arte é importante na vida de quem exerce o oficio da medicina e com casos reais, ver como por exemplo a musica pode ser uma aliada importante no tratamento de pacientes. Além disso, um momento de descontração foi proporcionado com os demais depoimentos e com as apresentações musicais que realizamos.
Enfim, foi muito válida a oportunidade de ampliar, com as disciplinas de artes cênicas e música e poesia, meus conhecimentos artísticos e a minha sensibilidade a respeito das diversas manifestações que são típicas da alma humana, o que nos permite melhor compreender o outro com quem vamos lidar na prática da medicina.
Karolline Souza Guimarães
4 período- Medicina UniBH
Olá Professor!
ResponderExcluirAs disciplinas de artes foram muito interessantes! Realmente serviram para sair da rotina e permitir um momento "relaxante".
Acho que pelo nível de dificuldade do nosso curso esses momentos são de grande importância.
Destaco as aulas de música e poesia ,principalmente, as que tiveram ensaio para a apresentação do Estetosfera. Foram muito divertidas e todos os alunos se envolveram bastante. Acho que esses ensaios poderiam ter começado antes.
Além disso, gostei muito da visita de artista. Matéria Prima e Douglas Din mudaram um pouco da minha visão sobre o rap e fizeram com que me interessasse mais nesse estilo musical.
Acho que temas mais relacionados à medicina poderiam ser abordados como, por exemplo, a musicoterapia.
Foi um prazer participar das suas aulas!!
Atenciosamente,
Isabela Pinto Braga
4 período - Medicina UNIBH
Esse foi o terceiro Estetosfera que eu participei, e nessas 3 edições vi como a ideia de misturar estudantes de medicina com matérias da arte deu certo. Chegamos meio tímidos em Artes plásticas, nos conhecemos melhor em Artes cênicas e perdemos a vergonha em Música e Poesia!! E a coordenação do curso não tinha como ter escolhido professor melhor. O Francesco é o máximo. Divertido, livre de preconceitos, motiva os alunos pensarem por si próprios. A visita de artista é uma ótima oportunidade de termos contato com pessoas que não aparecem na mídia, mas são muito melhores que muitos dos famosos. Músicos, poetas, artistas plásticos, todos me surpreenderam com suas formas de fazer ARTE.
ResponderExcluirComo eu comentei uma vez em sala de aula, "Não sei se essas matérias de artes servirão para humanizar os médicos formados no Uni-bh, mas com certeza serviram para humanizar os estudantes de medicina."
Obrigada pela oportunidade de participar dessa festa!!!
Rosi Goulart
As aulas de artes foram muito boas, porque serviram como um "relaxamento" durante a semana. Os momentos de descontração serviram para tirar os alunos da rotina pesada que nosso curso exige. O estetosfera é um evento muito interessante que junta os trabalhos dos alunos tanto do 3º quanto do 4º período e sempre nos surpreendemos com a criatividade do colega. As palestras e a visitas de artistas serviram para ampliar o meu conhecimento nas diversas áreas o que é muito importante, pois como disse o prof. Gilberto, um dos palestrantes, "Quem só sabe medicina, nem medicina sabe". Portanto é isso, acho que a preparação para o estetosfera poderia ocorrer com maior antecedência, visto que é um evento com uma proposta muito bacana e que poderia ficar ainda melhor dessa forma.
ResponderExcluirFoi muito bom fazer parte desse evento e de fazer parte desse projeto de humanização da medicina.
Marina Barata
4ºperíodo Medicina Uni-BH